O merchandising pode ser considerado a mídia mais rápida e eficaz, pois une os principais elementos necessários para concretizar uma compra: consumidor, produto e dinheiro.
Estudos apontam que 85% das decisões de compra são tomadas no ponto de venda. Embora, o consumidor faça listas antes de ir as compras, muitas vezes, ainda não definiu a marca do produto que pretende comprar.
Nota-se também que no ponto de venda tende a ocorrer mais compras por impulso do que nas outras mídias.
Além de influenciar e alavancar vendas, o merchandising também permite que se faça pesquisa de opinião, satisfação e aceitação de produtos, através da degustação.
As ações do ponto de venda podem ser facilmente mensuráveis. Ao analisar o fluxo da mercadoria e o giro de estoque, pode-se concluir se a ação foi bem sucedida ou não.
Vale a pena lembrar que para as estratégias de merchandising serem totalmente assertivas, a marca deve basear-se em pesquisas de comportamento do consumidor, promover ações inovadoras e diferenciadas e criar um ambiente que envolva o público.
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