Denomina-se exibitécnica as técnicas de exibição de produtos para alavancar as vendas.
A exibitécnica auxilia nas estratégias para exposição dos produtos de forma que se possa despertar a atenção e o desejo no consumidor.
De acordo com a exibitécnica, o ideal é que os produtos de grande giro de mercado estejam sempre visíveis, na altura dos olhos e ao alcance das mãos do consumidor.
Recomenda-se também não deixar espaços vagos nas gôndolas, os produtos devem permanecer sempre alinhados.
É aconselhável que os produtos sejam expostos em grande quantidade, para transmitir a ideia de fartura ao cliente e evitar buracos nas prateleiras.
Outro fator importante que deve ser seguido, é deixar os produtos expostos sempre de frente.
Produtos similares devem estar próximos como sugestão de compra para os clientes.
Para evitar acidentes, indica-se que os produtos sejam expostos em forma de pirâmide (os menores em cima e os maiores embaixo), dessa maneira torna-se mais fácil a visualização.
As cores também podem ser utilizadas em favor da exposição, é possível gerar um degradê de cima para baixo, ou utilizar um tipo de cor para cada fileira, fazendo uma apresentação de produtos na vertical.
A exposição dos produtos deve facilitar a compra, considerando que muitos dos consumidores vão até o ponto de venda sem ter em mente o produto que irá comprar.
É necessário criar necessidades no consumidor, de forma que ao chegar na loja, ele lembre que precisa comprar um determinado produto.
As técnicas de exibição fidelizam clientes e atraem novos consumidores, aumentando a lucratividade.
Além disso, saber expor bem os produtos ajuda a aproveitar os espaços no ponto de venda, de forma que o ambiente não seja prejudicado.
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