Quando se pensa em satisfazer o consumidor e obter sucesso de vendas é necessário em focar em 3 palavras: funcionalidade, agilidade e comodidade, estes fatores são muito buscados pelos clientes na hora da decisão de compra e devem estar presentes nas gôndolas no ponto de venda.
Elaboramos algumas dicas para você avaliar a eficiência de suas gôndolas:
1. Estime a quantidade adequada de produtos.
O primeiro passo para organizar uma gôndola é estimar o número de itens em exposição e o número de vendas do local. Além de melhorar a exposição dos produtos, este controle evita rupturas e reduz o tempo de reposição. É importante assegurar-se que a gôndola contém a quantidade ideal de produtos até a próxima reposição.
2. Crie uma rotina de acompanhamento no PDV.
É fundamental obter uma rotina para fazer o acompanhamento no PDV e checar se os produtos continuam bem expostos, seguros, se não estão quebrados ou fora do prazo de validade. Esses são fatores que merecem atenção, pois podem fazer com que sua marca seja vista negativamente pelos clientes.
3. Elabore um planejamento e invista na organização.
A organização deve estar inserida no planejamento, baseando-se em pesquisas. Não adianta colocar produtos com baixo número de vendas em espaços nobres. É necessário saber de que forma o seu público alvo pensa e se comporta para definir a exposição dos produtos. Outro fator importante que auxilia nas vendas, é manter os produtos sempre alinhados e a disponíveis para os consumidores.
4. Reavaliar é sempre válido.
O planograma deve ser reavaliado frequentemente. Os relatórios permitem realizar mudanças e melhorias para o PDV. Através de análises também é possível descobrir quais ações dão mais resultados.
5. Fique de olho na concorrência!
Fique atento ao que os concorrentes estão fazendo. Ficar de olho nas ações da concorrência permite que sua marca esteja sempre um passo a frente, além de poder utilizar exemplos como inspiração ou alerta sobre o que não deve ser feito.
6. Utilize sistemas para facilitar a organização das gôndolas.
A Droid Trion fornece os Pushers (sistema de organizadores de gôndola) que deixam os produtos alinhados, atrativos e acessíveis às mãos do consumidor, evitam quebras e furtos e reduzem o tempo de reposição. Além de aumentar o espaço para exposição no ponto de venda, os pushers aumentam em 50% as vendas.
O que você achou das nossas dicas? Conte-nos nos comentários!
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