terça-feira, 23 de dezembro de 2014

quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

Quando devo investir em ações promocionais?

Não é mais novidade a importância de chamar a atenção do consumidor no ponto de venda.

A promoção é uma estratégia que desperta o interesse dos clientes. Liquidações, descontos e ações de degustação têm o poder de estimular a venda.

Mas, para que uma ação promocional ser bem sucedida, é preciso apresentar vantagens reais ao consumidor.

Promoções diferenciadas e criativas costumam envolver e incentivar a participação do público. 

Não existe época boa ou ruim para fazer promoções, o varejista deve decidir o período de acordo com as necessidades da empresa e o perfil do seu público alvo. 

É comum o lançamento de promoções em datas comemorativas. Mas, vale a pena lembrar que a sazonalidade só deve ser aproveitada se estiver relacionada ao segmento e trazer lucratividade.

Por isso, é fundamental conhecer muito bem seu público alvo e analisar cautelosamente a data comemorativa, os benefícios ofertados e as oportunidades e as ameaças atreladas a ação. 

As ações promocionais são excelentes para promover a marca, mas devem ser bem planejadas, pois trazem riscos. 





Utilize a tecnologia e a interação para encantar seu público alvo!



A interação entre o ponto de venda e o consumidor é um ponto que deve ser bem explorado no varejo.

Com o mundo cada vez mais digital, o consumidor não depende mais da loja física para comprar. É possível conhecer os diferenciais em vantagens de um produto sem sair de casa, através de ferramentas como catálogos virtuais, por exemplo. 

Em contra partida, a tecnologia pode ser vista como uma oportunidade de inovação, tornando o negócio mais viável para o lojista e o seu público alvo.

Nos dias atuais, a interação proporcionada pela tecnologia é um atrativo a mais para levar os clientes até o ponto de venda. 

Alguns recursos permitem que uma maior interatividade, como tótens com telas touchscreen, animações e conteúdos em 3D, ponto de venda falante, entre outros. 

Obviamente, o uso destes produtos tecnológicos exige um investimento, mas que não é alto quando se compara ao resultado e aos recursos e possibilidades ali encontradas.

Filmes, vídeos, iluminação e a decoração da loja também auxiliam no processo de cativar o consumidor. A decoração pode levar o público alvo a um novo mundo, um mundo lúdico.

A ideia é proporcionar ao consumidor sensações e experiências diferenciadas. Os clientes se encantam com as novidades. Use a criatividade!






terça-feira, 16 de dezembro de 2014

3 erros comuns no ponto de venda.

Alguns erros, apesar de fáceis de evitar, são mais comuns do que imaginamos no ponto de venda.

Neste post falaremos sobre os 3 erros que merecem maior atenção das marcas.

1. Falta de planejamento. 

Cada marca, loja/mercado e produto necessitam de estratégias diferentes para o ponto de venda. As marcas devem analisar o que é relevante ou não para elas através de pesquisas, de acordo com o perfil do seu público alvo. A partir de estudos elabora-se um planejamento. 
O planejamento deve conter as oportunidades e riscos, de maneira que se possa prevenir e elaborar possíveis soluções. 
É interessante também mensurar ações que tiveram retornos positivos e negativos, dobrando a atenção sobre as que não deram certo, reavaliando-as, pois ideias boas, algumas vezes, se perdem.

2. Falha na comunicação.

As falhas na comunicação são muito comuns, o trabalho no ponto de venda é feito em conjunto, portanto, é fundamental que a comunicação seja frequente. Alguns softwares facilitam este processo.
As falhas de comunicação ocorrem também em relação ao consumidor, quando preços e promoções não são informados adequadamente ou não estão visíveis.

3. Falta de mensuração e análise de resultados.

É de extrema importância fazer relatórios com as informações sobre as campanhas e seus resultados, para poder utilizar em análises e identificar o que deve ser mantido e mudado. Atente-se a informações como o número de vendas no ponto de venda em um determinado período. Dessa maneira, torna-se mais fácil definir o caminho a ser seguido. 




6 dicas para aumentar a eficiência das gôndolas no PDV.



Quando se pensa em satisfazer o consumidor e obter sucesso de vendas é necessário em focar em 3 palavras: funcionalidade, agilidade e comodidade, estes fatores são muito buscados pelos clientes na hora da decisão de compra e devem estar presentes nas gôndolas no ponto de venda.

Elaboramos algumas dicas para você avaliar a eficiência de suas gôndolas:

1. Estime a quantidade adequada de produtos.

O primeiro passo para organizar uma gôndola é estimar o número de itens em exposição e o número de vendas do local. Além de melhorar a exposição dos produtos, este controle evita rupturas e reduz o tempo de reposição. É importante assegurar-se que a gôndola contém a quantidade ideal de produtos até a próxima reposição.

2. Crie uma rotina de acompanhamento no PDV.

É fundamental obter uma rotina para fazer o acompanhamento no PDV e checar se os produtos continuam bem expostos, seguros, se não estão quebrados ou fora do prazo de validade. Esses são fatores que merecem atenção, pois podem fazer com que sua marca seja vista negativamente pelos clientes.

3. Elabore um planejamento e invista na organização.

A organização deve estar inserida no planejamento, baseando-se em pesquisas. Não adianta colocar produtos com baixo número de vendas em espaços nobres. É necessário saber de que forma o seu público alvo pensa e se comporta para definir a exposição dos produtos. Outro fator importante que auxilia nas vendas, é manter os produtos sempre alinhados e a disponíveis para os consumidores.

4. Reavaliar é sempre válido.

O planograma deve ser reavaliado frequentemente. Os relatórios permitem realizar mudanças e melhorias para o PDV. Através de análises também é possível descobrir quais ações dão mais resultados.

5. Fique de olho na concorrência!

Fique atento ao que os concorrentes estão fazendo. Ficar de olho nas ações da concorrência permite que sua marca esteja sempre um passo a frente, além de poder utilizar exemplos como inspiração ou alerta sobre o que não deve ser feito.

6. Utilize sistemas para facilitar a organização das gôndolas.

A Droid Trion fornece os Pushers (sistema de organizadores de gôndola) que deixam os produtos alinhados, atrativos e acessíveis às mãos do consumidor, evitam quebras e furtos e reduzem o tempo de reposição. Além de aumentar o espaço para exposição no ponto de venda, os pushers aumentam em 50% as vendas.

O que você achou das nossas dicas? Conte-nos nos comentários!

As vantagens da exibitécnica.




As ferramentas de exibitécnica baseiam-se nos 5 sentidos humanos, tendo como objetivo destacar produtos e motivar a compra.
Muito utilizadas por lojistas e varejistas, a exibitécnica ajuda na fidelização e conquista de novos consumidores, aumenta as vendas, valoriza a o ponto de venda, e influencia e motiva as compras por impulso. 
Porém, a exibitécnica é vista como uma estratégia que traz vantagens apenas para os varejistas. 
O que muitos não sabem é que quando bem planejada e executada, esta técnica pode favorecer também o fornecedor e o consumidor.  
Seguir as técnicas de exibição de produtos faz com que o consumidor economize tempo, tenha facilidade para visualizar os produtos, possibilita que o processo de compra seja simplificado e auxilia na recordação de necessidades 
As vantagens para o fornecedor estão relacionadas ao aumento de rotatividade dos produtos, fidelidade á marca e o bloqueio contra as ações e atividades dos concorrentes.
A exibitécnica é uma excelente estratégia que beneficia as marcas, os varejistas e até mesmo os consumidores, influenciando diretamente nas ações e percepções do público alvo.

Abuse da exibitécnica e aumente sua lucratividade!

Denomina-se exibitécnica as técnicas de exibição de produtos para alavancar as vendas.

A exibitécnica auxilia nas estratégias para exposição dos produtos de forma que se possa despertar a atenção e o desejo no consumidor.

De acordo com a exibitécnica, o ideal é que os produtos de grande giro de mercado estejam sempre visíveis, na altura dos olhos e ao alcance das mãos do consumidor. 

Recomenda-se também não deixar espaços vagos nas gôndolas, os produtos devem permanecer sempre alinhados.

É aconselhável que os produtos sejam expostos em grande quantidade, para transmitir a ideia de fartura ao cliente e evitar buracos nas prateleiras. 

Outro fator importante que deve ser seguido, é deixar os produtos expostos sempre de frente.

Produtos similares devem estar próximos como sugestão de compra para os clientes.

Para evitar acidentes, indica-se que os produtos sejam expostos em forma de pirâmide (os menores em cima e os maiores embaixo), dessa maneira torna-se mais fácil a visualização.

As cores também podem ser utilizadas em favor da exposição, é possível gerar um degradê de cima para baixo, ou utilizar um tipo de cor para cada fileira, fazendo uma apresentação de produtos na vertical. 

A exposição dos produtos deve facilitar a compra, considerando que muitos dos consumidores vão até o ponto de venda sem ter em mente o produto que irá comprar.

É necessário criar necessidades no consumidor, de forma que ao chegar na loja, ele lembre que precisa comprar um determinado produto.

As técnicas de exibição fidelizam clientes e atraem novos consumidores, aumentando a lucratividade.

Além disso, saber expor bem os produtos ajuda a aproveitar os espaços no ponto de venda, de forma que o ambiente não seja prejudicado.




Por que devo utilizar ponto extra?

As marcas costumam disputar as "áreas nobres" do ponto de venda para garantir a boa exposição e as vendas dos seus produtos. 

Mas, além desses áreas, é possível evidenciar produtos e serviços e potencializar as vendas através de pontos extras. 

Os pontos extras oferecem maior destaque aos produtos, por tratar-se de locais diferenciados do convencional (O ponto permanente das mercadorias), além disso, dependendo da estratégia, o ponto extra pode agregar valor na experiência de compra do shopper. 

O ideal é utilizar o ponto extra não apenas para expor os produtos, mas também para oferecer vantagens adicionais ao consumidor, como descontos ou brindes promocionais, já que nem sempre esses fatores ganham o destaque que merecem em uma gôndola normal.

Para se beneficiar do ponto extra, é interessante fazer um mapeamento do comércio e utilizar o ponto extra para reforçar os diferenciais do seu produto ou promoção em relação aos concorrentes.



5 fatores essenciais para tornar seu ponto venda mais atrativo.

O ponto de venda é fundamental para influenciar o consumidor e auxiliar na venda de produtos ou serviços.

Porém, para ser mais assertivo, é necessário atentar-se a alguns aspectos.

Separamos 5 pontos importantes que devem ser seguidos: 

1. Crie hábitos em seus consumidores:

É interessante definir um ponto fixo para determinados produtos, principalmente os de alto giro. Dessa forma, o público cria o hábito de procurá-lo sempre no mesmo local.

2. Organize seu ponto de venda:

A desorganização é um fator que faz com que as compras não se concretizem, portanto, deixe seu ponto de venda sempre organizado. O ideal é separar os produtos por categorias. Produtos complementares ou que são da mesma marca, devem ficar próximos para motivar a compra.

3. Destaque as novidades:

Os produtos de lançamento e promoção devem ser colocados em destaque, para chamar a atenção dos consumidores. É interessante investir na comunicação, para informar o público sobre as novidades e influenciar experimentação e vendas.

4. Mantenha determinados produtos na altura dos olhos do consumidor:

Analise os produtos que possuem um maior número de vendas. Esses produtos devem estar sempre a altura dos olhos do consumidor, para que não "passem despercebidos". 

5. Utilize pesquisas como base:

Elabore um planejamento estratégico baseado em pesquisas para o ponto de venda, faça testes e observe o comportamento do consumidor. A observação é algo fundamental para obter sucesso.

Gostou da matéria? Conte-nos nos comentários!




segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

Uma "pitada" de tecnologia para o seu ponto de venda!



Com a chegada das novas tecnologias e o "boom" da internet, o consumidor está se tornando cada vez mais digital.

Além de atrair o público, a tecnologia agrega valor as marcas, produtos e serviços.

Levando em consideração esses fatores, pode-se notar a importância de inserir tecnologia no ponto de venda, tornando-se necessária para cativar o consumidor e deixar a comunicação mais eficiente.

As opções para transformar um ponto de venda comum em um ambiente tecnológico e interativo são infinitas e os resultados são significativos.

Atualmente, a tecnologia está presente no ponto de venda através de displays, tótens com telas multimídias e touchscreen, telas em prateleiras (I Shelf), banners eletrônicos, jogos digitais, ponto de venda falante e etc.

Esses produtos atraem o público, promovem a interatividade, possuem alto nível de aceitação, aumentam a rotatividade no ponto de venda e possibilitam que a divulgação da marca seja feita de forma descontraída e diferenciada. Basta analisar as preferências do público alvo e abusar da criatividade.

Gostaria de conhecer algum dos produtos citados? Acesse o site da Droid.

A Droid fornece soluções tecnológicas de alta qualidade para o ponto de venda.








A magia do ponto de venda.



O ponto de venda é um canal que merece investimento e atenção especial, por sua eficácia em levar o consumidor a ação de compra.

Para atrair o público e estimular as compras, o ponto de venda deve funcionar com uma espécie de estímulo, desde sua entrada até o caixa.

A maneira de expor e organizar os produtos deve ser convidativa, despertando no consumidor o interesse de descobrir os produtos ali oferecidos.

Embora os e-commerces estejam em alta, muitos consumidores ainda preferem ir até a loja física para tocar, degustar e adquirir novas experiências com produtos e marcas.

A partir disso, a ambientação do ponto de venda ganha mais uma atribuição: a de transformar as compras em momentos únicos e inesquecíveis.

As experiências do público com as marcas está atrelada aos sentidos humanos e são responsáveis por despertar a atenção, motivar a experimentação e concretizar a venda.

Os cenários nas lojas e mercados precisam envolver e encantar os clientes, através de comunicação visual, som, aroma, texturas, design e apelos racionais e emocionais.

Quando bem planejadas e desenvolvidas, as ações no ponto de venda potencializam o giro de produtos, reforçam e integram-se a comunicação de outras mídias, e interagem com o consumidor.

O ponto de venda, não é apenas um ambiente que estimula o consumidor a experimentar os produtos, mas também um ambiente capaz de gerar relações duradouras entre o público alvo e a marca dentro de um mercado extremamente competitivo.Vale a pena investir!







A influência do ponto de venda nas decisões de compra.

Não é novidade que o ponto de venda possui grande influência nas decisões de compra. Mas, é sempre válido lembrar os resultados positivos que uma estratégia de merchandising bem trabalhada pode trazer.

Segundo um estudo do POPAI Brasil, 85% das decisões de compra sofrem influência do ponto de venda, e 65% dos consumidores vão até o ponto de venda sabendo o produto que deseja comprar, mas sem ter uma marca definida.

Estes dados comprovam a eficácia do ponto de venda em gerar oportunidades de compra e alavancar vendas.

É importante ressaltar que para obter resultados satisfatórios é necessário ter um planejamento.

As estratégias devem ser definidas de acordo com o comportamento do público alvo e  objetivos a serem alcançados pela empresa.




Fortaleça o posicionamento de sua marca no ponto de venda!



Em ações promocionais é essencial que o posicionamento e identidade de marca sejam seguidos a risca.

Assim como em outros meios de mídia, o ponto de venda também auxilia na construção da imagem de marca e influencia na percepção do consumidor.

É importante que os materiais promocionais e de comunicação remetam a marca, de forma que o consumidor não precise ter um contato maior com o material ou conteúdo para entender que é de determinada marca.

Além disso, o ponto de venda deve estar alinhado com as estratégias e objetivos de marketing e comunicação das outras mídias.

Para satisfazer necessidades específicas e deixar o ponto de venda com a cara da sua marca, a Droid produz displays personalizados e exclusivos. 

Os displays produzidos pela Droid são sinônimo de qualidade, funcionalidade e inovação e potencializam a comunicação com o consumidor.






Você conhece a TV corporativa?




A TV Corporativa é um meio de comunicação eficaz que médias e grandes empresas estão utilizando para informar e divulgar conteúdos importantes aos seus colaboradores.

O grande diferencial da TV Corporativa é possibilitar que a informação seja transmitida com agilidade e eficiência.

Para despertar o interesse, chamar atenção do público e tornar o conteúdo descontraído, além dos informativos empresariais, a TV Corporativa também aborda conteúdos como notícias sobre esporte, ecologia, trânsito e previsão do tempo

Sinônimo de inovação, a TV corporativa é uma maneira eficaz de divulgar conteúdos e comunicados informativos.

Você tem alguma experiência com a TV Corporativa? Conte-nos nos comentários!


Surpreenda seu público alvo com o ponto de venda falante!

Para serem lembradas pelo público, as marcas devem estar sempre em contato com os consumidores e investir em tecnologia e inovação.
As ações da marca devem chamar atenção do público, despertar seu interesse e por fim, leva-lo a ação.

Este processo não é fácil e é de longo prazo, por isso é necessário paciência e atenção.

Algumas experiências são tão marcantes para o consumidor, que se tornam presentes sempre que se fala da marca.

Essas experiências podem ser positivas ou negativas, por isso, é preciso ter cuidado.

Alguns recursos promovem experiências únicas, positivas e de alto engajamento com o público, um grande exemplo é o ponto de venda falante.

O ponto de venda falante é acionado pela presença dos clientes e possibilita impactar o consumidor e transmitir mensagens de forma diferenciada, se comunicando diretamente com o consumidor na hora da decisão de compra.

Empresas que já utilizaram o ponto de venda falante em ações obtiveram incrementos de 100 a 750% nas vendas.

Adaptando-se a diversos perfis de público, segmentação e regionalidade, o ponto de venda falante respeita sotaques e garante uma comunicação eficaz.


Quer saber mais sobre o produto? Acesse o site da Droid.







Como conquistar o consumidor?



O merchandising é considerado o meio de mídia mais rápido e eficaz, pois une os 3 fatores essenciais para a realização de uma venda: consumidor, produto e dinheiro.

O ponto de venda é caracterizado por gerar contato direto entre o consumidor e o produto, influenciar nas decisões de compra e motivar as compras por impulso.

A organização e boa exposição dos produtos é fundamental para atrair o consumidor, mas é preciso ir mais além.

Para que sua marca seja sempre lembrada e esteja na lista de preferências do público, é fundamental investir em experiências positivas com o consumidor.

Considerando que a grande maioria das compras não planejadas resultam do toque, cheiro e experimentação do produto, a degustação é uma excelente estratégia para envolver os clientes e destacar sua marca da concorrência. O primeiro contato do consumidor com o seu produto pode fazer toda diferença.

Portanto, utilize o ponto de venda a seu favor, invista em ações diferenciadas e inovadoras, que gerem degustação, interação e promovam positivamente a marca.

A Droid fabrica balcões expositores para ações de degustação. Conheça nossos produtos!







A importância de uma reposição eficiente.


Uma das tarefas mais difíceis ao falar de ponto de venda é manter os produtos sempre dispostos. A reposição é um trabalho contínuo, que leva tempo, exige organização e deve ser eficiente.

De nada adianta todo esforço de distribuição de produtos, se quando o consumidor ir até o ponto de venda, não encontrá-los nas prateleiras.

Em algumas vezes, a mercadoria está no estoque, mas o cliente não tem acesso a ela, frustrando-se. Este é um erro comum que faz com que os lojistas percam oportunidades de venda.

Portanto, para obter um trabalho de reposição satisfatório, é necessário uma boa estrutura operacional.

Uma forma interessante de evitar o problema é estimando o número de itens expostos, de maneira que se possa assegurar que a quantidade de produtos nas prateleiras está adequada para cobrir as vendas até a próxima reposição.

É fundamental ter um controle de saída de produtos, especialmente em mercadorias de alto giro ou promocionais.

Este acompanhamento evita a falta de produtos nas gôndolas e permite a análise das mercadorias mais vendidas, além de possibilitar atentar-se em casos de furto.

Os espaços vazios também merecem uma atenção especial, pois são mal vistos pelos consumidores.

Para auxiliar no processo de reposição de produtos, melhorar a organização e evitar quebras e furtos, a Droid Trion oferece organizadores de gôndolas, compostos por puxadores, molas e divisórias.

Este sistema reduz o tempo de reposição e deixa os produtos sempre ordenados e seguros ás mãos do consumidor.





sexta-feira, 12 de dezembro de 2014

As vantagens das Gancheiras.




As gancheiras são econômicas, adaptáveis em todos os pontos de venda e simples de aplicar.

Muito úteis para preencher módulos, pontas de gôndulas com produtos de cartela e permitir que o espaço do ponto de venda seja melhor aproveitado, os produtos dispostos nas gancheiras chamam a atenção do público.

Outra vantagem das gancheiras é garantir a exposição do produto, permitindo que o consumidor tenha maior contato com a mercadoria.

Para potencializar ainda mais a utilização das gancheiras, é possível proteger os produtos ali expostos com as soluções de segurança da Droid Invue, evitando os possíveis furtos e proporcionando maior tranquilidade aos lojistas.











5 dicas para aproveitar a sazonalidade.

Já não é mais novidade o aumento de vendas em datas sazonais, como Natal, dia dos pais, dia das mães, dia dos namorados e etc. Porém, para que sua marca ganhe o consumidor é necessário inovar.

Leia nossas dicas sobre como aproveitar melhor e alcançar o sucesso na sazonalidade:

1) Crie Relacionamento.

O bom relacionamento com o cliente é fundamental para aumentar as vendas e gerar fidelização. 
Crie novas experiências positivas e faça com que o consumidor se sinta especial. 
Gere experimentação de produtos, investindo em ações de degustação ou brindes, comunique lançamentos, novas embalagens e dê o devido destaque para informações importantes.
O relacionamento deve ser mantido e alimentado, para que isso seja possível, pode-se enviar um e-mail semanal, por exemplo.

2) Faça promoções! 

Os consumidores adoram promoções. Boas estratégias, com vantagens reais ou que mostram para o cliente que ele é exclusivo costumam alavancar as vendas e gerar bons resultados. 

3) Cuidado ao utilizar datas comemorativas!

As datas comemorativas devem ser utilizadas apenas quando estão relacionadas ao seu segmento. Deve-se investir na sazonalidade que irá agradar o público alvo. Não adianta querer comemorar todas as datas especiais do ano, se isso não trará lucratividade para a marca.

4) Destaque e proteja os produtos.

Acrescente novos produtos nas prateleiras e destaque aqueles que estão relacionados a data sazonal, deixando-os sempre atrativos. 
É comum, em datas como a páscoa, um enorme número de ovos de chocolate expostos, porém, muitos desses ovos acabam quebrando e desagradando o consumidor. 
Procure maneiras de expor os produtos, mantê-los acessíveis e ao mesmo tempo seguros. 
É uma tarefa difícil, mas não é impossível. Conheça as soluções da Droid Trion para auxiliar nisso.
Outro ponto que deve ser destacado é promover a experimentação de produtos novos e distribuir brindes. 

5) Leve o produto até o consumidor.

"Se Maomé não vai até a montanha, a montanha vai até Maomé". Este ditado popular também funciona em datas sazonais e no ponto de venda. 
Levar o produto até o consumidor pode ser uma grande "sacada".
Outro ponto que pode ser inserido nesta dica é promover ações fora do ponto de venda e marcar a presença da marca de forma diferenciada.
Mochilas e bandejas para degustação auxiliam neste processo. 





Siga nossas dicas e aumente sua lucratividade em datas comemorativas!



3 maneiras diferenciadas de chamar atenção e interagir com o público.

Atualmente, um dos grandes desafios das marcas é despertar a atenção do consumidor e promover a interatividade.

Para que isso seja possível, é necessário investir em produtos e ações diferenciadas.

Conheça 3 soluções altamente interativas e aceitas pelo público para destacar seus produtos no ponto de venda:

1) I Shelf - Tela Interativa:

O I Shelf é uma tela de LCD compacta, ideal para o varejo, que adapta-se perfeitamente as prateleiras.
O consumidor é convidado a interagir com o I Shelf por meio de um botão frontal, que ao ser pressionado aciona um vídeo promocional da marca. 





2) Tótens Multimídia:

Os Tótens Multimídia podem ser utilizados de formas variadas, em eventos, pontos de venda e ações específicas. 
Excelentes para despertar o interesse do consumidor, este produto é sinônimo de tecnologia e agrega grande valor a marca.



3) Premiadores e Jogos Interativos:

Os premiadores e Jogos Interativos são muito utilizados em ações promocionais e eventos. Promovem a interatividade e divertem o consumidor. São caracterizados por gerar uma experiência positiva do consumidor com a marca e lembrança na mente do público alvo.
Além de aumentar a rotatividade em stands e pontos de venda.




Já teve algumas experiência com os produtos mencionados? Conte-nos nos comentários!

Tem interesse em saber mais sobre estes produtos? Acesso o site da Droid.

Consumidor X Shopper: Em quem devo me basear na hora de expor os produtos?




A organização das gôndolas pode auxiliar no desempenho de vendas e aumentar a lucratividade, por isso deve ser pensada de forma estratégica.

É essencial levar em consideração o comportamento do consumidor para planejar a maneira de expor os produtos. É importante analisar quem é o shopper e quem irá realmente consumir o produto.

Nem sempre quem compra o produto, irá consumi-lo.

Exemplo: Quando uma mãe compra "Danoninho" para o filho, não é ela que consome o produto, e sim a criança.

Deve-se entender este conceito, pois ele irá impactar significativamente nas vendas.

A organização das gôndolas, e os esforços e estratégias no ponto de venda devem estar baseados no comportamento do shopper, e não do consumidor de fato.

Estudar o comportamento do consumidor e do shopper torna as estratégias mais assertivas.

Não adianta investir em publicidade, se o produto não estiver disponível ou visível no ponto de venda.

As mercadorias devem estar na altura dos olhos e ao alcance das mãos do shopper.

Os clientes não gostam de abaixar ou se esticar para alcançar os produtos.

A posição dos produtos deve ser sempre explorada com o objetivo de aumentar a lucratividade. Não vale a pena apenas "expor" por "expor".

Pesquisas apontam que o ideal é posicionar produtos de alto valor agregado em prateleiras superiores e produtos de maior giro ou menor ticket médio em prateleiras inferiores.

A parte central e que está na altura dos olhos é considerada a parte de maior destaque na gôndola, portanto, os produtos que estiverem posicionados neste campo de visão serão percebidos primeiro.

Pequenas mudanças podem aumentar os lucros e atingir melhores resultados. O posicionamento dos produtos interferem diretamente nas possibilidades de compra.


7 fatores que merecem uma atenção especial dos lojistas.

Já se sabe que o ponto de venda é o canal de partida para atrair os consumidores. Por isso, a linguagem da loja ou mercado deve estar de acordo com o público alvo e sempre alinhada.

Mas para aumentar as vendas é importante atentar-se a vários fatores.

Confira algumas dicas ser mais sucedido em seu ponto de venda:

1)Conheça o seu público.

É fundamental conhecer o seu público alvo para agradá-lo. Utilize a mesma linguagem do seu consumidor. Caso você tenha grande variedade de perfil de clientes, tenta utilizar o meio termo.

2) Invista em organização e permita a circulação.

Mantenha a área do ponto de venda sempre limpa e de fácil circulação. Balcões, sinalizadores e corredores devem auxiliar e conduzir o público pela loja. A organização também é fundamental. Os clientes ficam insatisfeitos quando têm dificuldades para encontrar os produtos, pode-se utilizar sinalização ou cores para indicar os setores e segmentos de mercadorias.

3) Aproveite bem os espaços.

Os espaços não utilizados para circulação podem ser usados para exposição de produtos. É interessante posicionar o caixa no começo ou final da loja, para dar prioridade aos demais produtos e incentivar a circulação pelo ambiente.

4) Saiba utilizar a iluminação.

A iluminação da loja pode auxiliar na exposição dos produtos, de forma que destaque produtos de lançamento, promoção, alto valor ou que devem ter maior rotatividade. Porém, é importante prestar atenção, a luz não deve ser muito forte ou incômoda ao clientes.

5) Cuidado com o excesso de informação.

Atualmente, um ambiente mais clean é melhor visto e aceito. É interessante seguir a regrinha do “menos é mais”, pois o excesso de informação, algumas vezes, atrapalha as vendas. Ao ser bombardeado pela comunicação, o consumidor pode ficar confuso.

6) Aproveite a sazonalidade!

Não é novidade que determinadas datas do ano, como Natal, dia das mães e páscoa, alavancam as vendas. Por isso, abuse da criatividade e aproveite as datas temáticas para aumentar seu faturamento.

7) A reposição é essencial!

A reposição dos produtos merece uma atenção especial. Os produtos devem estar sempre a disposição do consumidor. Espaços vazios não são bem vistos, por isso, devem sempre ser preenchidos por novos produtos. Os Pushers da Trion auxiliam e reduzem o tempo de reposição.



E aí, gostou das dicas? Conte-nos!


quinta-feira, 11 de dezembro de 2014

4 dicas para seduzir os clientes e aumentar as vendas!



O modo como você expõe e organiza seus produtos é responsável por transmitir uma mensagem aos consumidores. Pensando nisso, elaboramos 4 dicas para deixar seu ponto de venda mais atrativo.

1) Cuidado com a distribuição dos produtos!

Produtos escondidos e com má exibição costumam passar despercebidos pelos consumidores.
Por isso, é importante que as mercadorias estejam sempre bem distribuídas e em destaque. 
Deve-se tomar cuidado para que a distribuição de produto não atrapalhe na circulação da loja. 
O ideal é dar mais espaço para produtos que você deseja deixar em evidência, podendo ser: produtos em promoção, lançamentos, com maior fluxo de compra e venda ou maior valor agregado. 

2) Organize seus produtos.

Os produtos devem estar organizados de forma que os clientes tenham facilidade em encontrá-los. É interessante separa-los por setores ou utilidades semelhantes, com o objetivo de facilitar a visualização do conjunto e despertar a necessidade de compra no consumidor.
Certos produtos, como o chocolate, por exemplo, devem estar sempre atraentes aos olhos dos clientes. Por isso, é essencial evitar a quebra. 
A Droid Trion comercializa pushers para organizar gôndolas, deixar os produtos com a exibição adequada e convidativa, e evitar quebras e furtos.  

3) Faça com que a decoração faça parte de sua estratégia de venda.

A decoração da loja é composta por cores, iluminações, sinalização e itens para organização como pratileiras, gôndolas e balcões.
A iluminação deve ser utilizada de forma que destaque determinados produtos. As cores devem remeter o posicionamento da loja e das marcas ali presentes. Para evitar erros, é recomendado apostar em tons neutros.
O ambiente do ponto de venda deve estar uniforme e sempre bem organizado. 
Determinados produtos podem ser utilizados na organização da loja, para demonstra-los aos clientes. 

4) Comunique lançamentos e promoções.

Lançamentos e promoções costumam despertar uma atenção especial do público, por isso, devem sempre estar em destaque.
Invista em comunicação para informar o consumidor sobre as ações que ocorrem no ponto de venda.
Alguns materiais como sinalizadores, adesivos ou balcões expositores, podem auxiliar nisso.

Siga nossas dicas para atrair o público e aumentar suas vendas.
Você pratica alguma dessas técnicas? Conte-nos sua experiência nos comentários!



quarta-feira, 10 de dezembro de 2014

Segurança e boa exposição combinam!

Uma das grandes preocupações dos lojistas é manter seus produtos protegidos, principalmente aqueles com alto valor.

Porém, o grande desafio é proporcionar maior segurança aos produtos, de forma que se possa evitar furtos e deixa-los bem expostos e atrativos ao mesmo tempo.

Pensando nisso, a Droid Invue oferece soluções de segurança altamente tecnológicas, com design moderno e elegante, que auxiliam na exposição dos produtos e melhoram a experiência de compra do consumidor.

Estas soluções de segurança são dedicadas a celulares e smartphones, tablets, notebooks, câmeras fotográficas, GPS, acessórios eletrônicos, armários e vitrines de exposição e gôndolas, podendo satisfazer necessidades específicas do mercado.

O grande diferencial da Droid Invue é permitir que se controle múltiplas soluções de segurança utilizando apenas uma chave.

Conheça os alarmes de segurança da Droid Invue acessando o site.








As vantagens de investir em merchandising.

O merchandising pode ser considerado a mídia mais rápida e eficaz, pois une os principais elementos necessários para concretizar uma compra: consumidor, produto e dinheiro.

Estudos apontam que 85% das decisões de compra são tomadas no ponto de venda. Embora, o consumidor faça listas antes de ir as compras, muitas vezes, ainda não definiu a marca do produto que pretende comprar.

Nota-se também que no ponto de venda tende a ocorrer mais compras por impulso do que nas outras mídias.

Além de influenciar e alavancar vendas, o merchandising também permite que se faça pesquisa de opinião, satisfação e aceitação de produtos, através da degustação.

 As ações do ponto de venda podem ser facilmente mensuráveis. Ao analisar o fluxo da mercadoria e o giro de estoque, pode-se concluir se a ação foi bem sucedida ou não.

Vale a pena lembrar que para as estratégias de merchandising serem totalmente assertivas, a marca deve basear-se em pesquisas de comportamento do consumidor, promover ações inovadoras e diferenciadas e criar um ambiente que envolva o público.

A Droid produz soluções completas para destacar a marca no ponto de venda. Confira no site!

5 dicas para conquistar um espaço na mente e no coração do consumidor.

Com a competição acirrada entre as marcas, destacar-se e conquistar um espaço na mente e no coração do consumidor tornou-se um grande desafio.

Embora seja uma tarefa difícil, não é impossível. Basta seguir algumas dicas:

1) Tenha paciência e crie relacionamento.

Para conquistar o consumidor definitivamente, ele precisa confiar na sua marca. O relacionamento do público com a marca é um relacionamento afetivo, que nasce e cresce com o tempo. Portanto, envolva o consumidor, faça com que ele participe e interaja de ações da marca.

2) Encontre um diferencial entre o seu produto e o da concorrência .

Para que seus produtos se destaquem é necessário que exista um diferencial. Este diferencial pode ser tangível ou intangível, estar atrelado a uma característica do produto, a uma emoção ou experiência do consumidor com a marca.

3) Promova experimentação dos seus produtos.

Só é possível conquistar a preferência do consumidor  quando ele conhece muito bem a sua marca.
Invista em ações de degustação e experimentação. Utilize promotoras, balcões, quiosques, bandejas, mochilas e coolers. Existe uma grande variedade de produtos dedicados a demonstração de produtos no ponto de venda. Confira no site da Droid.

4) Destaque seus produtos no ponto de venda.

Já dizia a frase: "quem não é visto, não é lembrado". Portanto, busque destacar seus produtos no ponto de venda, deixando-os sempre visíveis e as mãos do consumidor. É interessante também fazer ações de ativação de marca e investir em comunicação.

5) Abuse da criatividade e invista em tecnologia.

Interatividade é a palavra chave para gerar relacionamento com o consumidor. 
O público precisa interagir frequentemente com a sua marca, para que ela esteja sempre presente na sua mente.
A tecnologia facilita e trás mais possibilidades de interação entre os clientes e a marca. 
Confira algumas soluções de interatividade no site da Droid , da Droidigital e no site de Games para eventos.













A importância de organizar seus produtos no ponto de venda!



Todos sabemos a influência forte que a exposição de um produto possui na hora da decisão de compra.

O produto pode até ter qualidade superior, preço justo e ser atrativo,  mas se ele não estiver visível e acessível as mãos do consumidor no PDV, não terá um grande número de vendas.

Portanto, uma boa exibição de produtos é indispensável para o sucesso.

Existem diversas formas de expor produtos e serviços no ponto de venda.

As gôndolas são responsáveis por destacar os produtos, mas, mantê-las organizadas nem sempre é uma tarefa fácil.

É necessário que os produtos estejam sempre disponíveis aos olhos e mãos do consumidor.

Outro fator importante é controlar a reposição das mercadorias, produtos com maior número de vendas necessitam de uma reposição rápida para não perder os clientes para a concorrência.

Como solução para auxiliar neste processo, a Droid Trion apresenta os pushers.

Os Pushers são organizadores de gôndolas, compostos por divisórias, puxadores e molas, que organizam os produtos, deixando-os sempre ordenados, seguros e acessíveis ás mãos do consumidor.

Responsáveis por diminuir o número de quebra e furtos de produtos e evitar arrastões, os Pushers trazem um retorno sobre o investimento em 3 meses. 

Pesquisas comprovam que com a utilização dos Pushers, estabelecimentos aumentaram 50% as vendas e reduziram 25% o tempo de reposição. Além de aumentar também o espaço para exibição, possibilitando o acréscimo de mais produtos.

Ficou curioso em relação aos pushers? Acesse o site da Droid Trion e conheça os produtos!

Tem algumas experiência sobre aumento de vendas ou má organização no ponto de venda? Conte-nos sua experiência nos comentários!



  

Telas para diferenciar e destacar a marca no ponto de venda.

Considerando que o ponto de venda é um canal eficiente e de contato direto com o consumidor, é importante utiliza-lo para falar com o público alvo.

Uma forma atual e diferenciada de transmitir mensagens é através de telas.

As telas no ponto de venda destacam a marca, chamam a atenção do consumidor, demonstram produtos e permitem transmitir detalhes e maiores informações de forma criativa, por meio de vídeos e animações.

Outro ponto forte, é que as telas também possibilitam a interação e engajamento com o público.

Ter uma tela fixada na gôndola pode ser uma maneira mais interessante de esclarecer dúvidas e propagar produtos.

Além disso, as telas também podem ser utilizadas para fazer pesquisas de satisfação, de forma que se possa identificar padrões de gosto e aceitação de produtos e serviços, divertir os consumidores através de quizz e jogos e gerar boa experiência do consumidor com a marca.

A tecnologia e a inovação podem auxiliar no aumento de vendas! Basta investir e abusar da criatividade!


Interatividade no ponto de venda.





As tecnologias deram origem a um novo consumidor. Muito mais exigente, este consumidor procura comprar produtos de marcas responsáveis e sustentáveis, mas que ao mesmo tempo sejam divertidas e envolventes.

Com atributos, funcionalidade, preço e posicionamento cada vez mais semelhantes, a disputa entre as empresas por um espaço na mente do público é acirrada.

Para satisfazer o consumidor atual, a marca deve oferecer muito mais que produtos e serviços de qualidade, ela deve interagir e se destacar no ponto de venda e na mente do público alvo.

É claro que a qualidade do produto, o preço e a distribuição são fatores essenciais que contam na decisão de compra. Mas, hoje, é preciso ir além do básico. É necessário gerar boas experiências com o público, para que o consumidor seja realmente conquistado.

Algumas soluções como Tótens Muldimídia, Jogos interativos, Games digitais e ponto de venda falante são eficazes para criar uma interação maior com o público, tornar a marca lembrada e influenciar o consumidor na decisão de comprar.

Abuse da criatividade e envolva o consumidor!

Quer saber mais sobre os produtos citados no post? Acesse o site da Droid.

Ou entre em contato conosco através do telefone: (11) 2713-4444 ou do e-mail: contato@droidinvue.com.br













Conceito de Merchandising.

Ao falarmos de merchandising, estamos falando de técnicas, ações e materiais promocionais utilizados no ponto de venda.

O merchandising é responsável por aumentar a visibilidade e promover a marca, chamar atenção do consumidor, destacar produtos e serviços em relação a concorrência, despertar o interesse e o desejo dos clientes, influenciar e motivar nas decisões de compra.

Um grande erro cometido pelas marcas é investir forte em publicidade e deixar a marca escondida no ponto de venda.

O ponto de venda é o o canal de maior contato com o consumidor, onde ocorrem as compras planejadas e não planejadas. 

Um produto bem exposto e em destaque no ponto de venda, convida o consumidor a experimentar, podendo ser um fator decisivo na hora da compra. Por isso investir em merchandising é fundamental para as empresas.

É importante lembrar que as ações no ponto de venda devem estar sempre alinhadas com as estratégias de comunicação e marketing utilizadas em outras mídias, tendo também a função de reforçar ou relembrar as mensagens transmitidas pela marca.














Conheça o Grupo Droid!

O Grupo Droid atua a mais de 25 anos no mercado de ponto de venda

Com excelência e tradição na área, somos sinônimo de qualidade e inovação.




Oferecemos um “Guarda Chuva Mágico” de soluções aos nossos clientes, para satisfazer todas as necessidades do mercado. Este “Guarda Chuva” abrange:

Displays e Mobiliários;
Alarmes e segurança para produtos eletrônicos;
Pushers /Organizadores de Gôndola;
Digital signage e interação com hardware;
Quiosques e Tótens Interativos;
Premiadores e Jogos Digitais.



Objetivamos alavancar as vendas dos nossos clientes através de soluções completas, interativas e altamente tecnológicas.

Para mais informações ligue: (11) 2713-4444 ou envie um e-mail para: contato@droid.com.br