quarta-feira, 4 de fevereiro de 2015

4 Dicas para motivar a compra no PDV.

No final do ano de 1990, o POPAI Brasil realizou um importante estudo para os varejistas, que iria auxiliar nas estratégias de comunicação e promover as vendas. Na época, o estudo indicou que 85% das decisões de compra eram tomadas no ponto de venda.

Mas, muitas mudanças ocorreram com o consumidor e o mercado.

Baseando-se no primeiro estudo, outras pesquisas foram realizadas, sendo a última no ano de 2010.

O estudo efetuado em 2010 apontou que, nos dias atuais, 76% das decisões de compra ainda ocorrem no PDV.

Observa-se que atualmente, o público consome produtos com uma frequência maior que antigamente, e que, muitas vezes, o consumidor sai de casa sem planejar o que vai comprar, sabendo apenas a categoria do produto, mas sem ter uma marca definida.

Aí está a grande chance das marcas, o consumidor deve ser envolvido e conquistado no ponto de venda, pois é lá que ocorre sua decisão.

Para tornar sua estratégia mais efetiva e alavancar as vendas, o Grupo Droid disponibiliza 4 dicas:

1. Gere boa experiência de Compra:

Com o crescimento das lojas virtuais, levar o consumidor ao ponto de venda torna-se cada vez mais desafiador. Quando o consumidor opta por ir até a loja física, ele está buscando algo a mais do que adquirir um produto. Seu desejo é obter uma boa experiência de compra. Invista em materiais de pdv, ações promocionais, ações de degustação, aroma, música ou texturas. Existem infinitas possibilidades no mercado, utilize a criatividade para surpreender seus clientes.

2. Desperte a atenção do consumidor:

A exposição dos produtos é um recurso extremamente importante para atrair o consumidor e motivar a compra por impulso. O ideal é que sua vitrine, prateleiras ou gôndolas não tenham espaços vagos, estejam sempre organizadas, que os produtos estejam visíveis e ao alcance do consumidor e sejam sempre renovados. Em alguns casos, vale a pena destacar lançamentos. O consumidor está sempre em busca de novas e o visual da sua loja é seu cartão de visitas. A tecnologia pode ser uma aliada para chamar atenção.

3. Aposte na degustação e nos 5 sentidos:

O consumidor valoriza o contato com os produtos. Este é um dos fatores que o leva até a loja física.
Por isso, permita a degustação dos produtos, ofereça a possibilidade de teste ou experimentação. Quando mais contato o consumidor tiver com o produto, maior a chance de realizar a compra.

4. Realize um bom atendimento:

Não é novidade que o atendimento pode definir se o consumidor irá efetuar a compra ou retornar a sua loja, mas é sempre importante lembrar este item. O atendimento agrega valor e deve ser diferenciado. Esteja disponível para atender seu cliente, esclareça suas dúvidas e ofereça exclusividade.

O ponto de venda deve unir informação, experiência e satisfação dos desejos e necessidades do público. Siga nossas digas e caminhe rumo ao sucesso!

O Grupo Droid é única empresa nacional que oferece soluções completas para o PDV!



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