Um estudo feito pelo POPAI (Point Of Purchase Advertising Internaional) demonstra o comportamento do consumidor e a importância de investir em marketing no ponto de venda.
A pesquisa afirma que no ponto de venda o consumidor tende a ceder mais
aos impulsos e que 76% das decisões de compra são tomadas no pdv.
Porém, apenas estar presente no ponto de venda não é o suficiente, para
influenciar o consumidor, a marca precisa ser vista.
Alguns materiais como balcões e displays, são eficazes em destacar
produtos e marcas.
Os produtos expostos em displays possuem uma chance maior de ir para o
carrinho, sendo que 66% dos consumidores, que se colocam a frente de um
display, tocam no produto e efetuam a compra. Este fator demonstra a
importância da comunicação no pdv.
Para gerar vendas é fundamental proporcionar uma boa experiência de
compra ao público e ser criativo, de forma que se torne possível transformar
uma compra por impulso em uma compra consciente, criando no consumidor a necessidade
e o hábito de adquirir o produto.
Deve-se considerar também que a grande maioria das pessoas fazem planos
vagos em relação às compras e estão abertas a substituir marcas e comprar
produtos não planejados.
Outro vantagem de investir no marketing no pdv é que 57% do público gastam mais do que planejam
em suas compras e a porcentagem de compras por impulso pode chegar em média de
200% a mais do previsto.
O estudo também apontou que os compradores que pagam com cartões de
crédito ou débito compram em maior quantidade comparando aos que pagam em
dinheiro.
Vale a pena ressaltar que para ser mais assertivo, é interessante que a
comunicação no pdv seja dirigida ao shopper (a pessoa que irá realizar a
compra). Este fator aumenta as oportunidades de venda, e consequentemente, a
lucratividade.
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