quarta-feira, 14 de janeiro de 2015

Estudos do POPAI comprovam: Vale a pena investir em marketing no ponto de venda.



Um estudo feito pelo POPAI (Point Of Purchase Advertising Internaional) demonstra o comportamento do consumidor e a importância de investir em marketing no ponto de venda.

A pesquisa afirma que no ponto de venda o consumidor tende a ceder mais aos impulsos e que 76% das decisões de compra são tomadas no pdv.

Porém, apenas estar presente no ponto de venda não é o suficiente, para influenciar o consumidor, a marca precisa ser vista.

Alguns materiais como balcões e displays, são eficazes em destacar produtos e marcas.

Os produtos expostos em displays possuem uma chance maior de ir para o carrinho, sendo que 66% dos consumidores, que se colocam a frente de um display, tocam no produto e efetuam a compra. Este fator demonstra a importância da comunicação no pdv.

Para gerar vendas é fundamental proporcionar uma boa experiência de compra ao público e ser criativo, de forma que se torne possível transformar uma compra por impulso em uma compra consciente, criando no consumidor a necessidade e o hábito de adquirir o produto.

Deve-se considerar também que a grande maioria das pessoas fazem planos vagos em relação às compras e estão abertas a substituir marcas e comprar produtos não planejados.

Outro vantagem de investir no marketing no pdv é que 57% do público gastam mais do que planejam em suas compras e a porcentagem de compras por impulso pode chegar em média de 200% a mais do previsto.

O estudo também apontou que os compradores que pagam com cartões de crédito ou débito compram em maior quantidade comparando aos que pagam em dinheiro.

Vale a pena ressaltar que para ser mais assertivo, é interessante que a comunicação no pdv seja dirigida ao shopper (a pessoa que irá realizar a compra). Este fator aumenta as oportunidades de venda, e consequentemente, a lucratividade.








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